Fonte: http://www.paixaoporgatos.com/como-proteger-seu-gato-dos-fogos-de-artificio/
Todos nós sabemos que não é incomum nossos gatos terem medo de barulhos, em especial fogos de artifício e trovões, certo? E um gatinho assustado nunca é uma boa coisa... E surge essa pergunta: "Como proteger seu gato dos fogos de artifício?"
Nenhum animal gosta de ficar em ambientes com muito barulho, principalmente porque eles possuem a audição muito superior que a nossa. E realmente os barulhos assustam muito!
Com as festividades de São João chegando a gente precisa redobrar os cuidados com eles! Como sempre, separamos algumas dicas que podem ajudar com isso.
Passe calma para ele
Mantenha a calma, primeiramente mostre para o seu gato que você está calmo e tranquilo com a situação, se você ficar tentando pegar ele no colo, ele verá que você também está com medo. Tente distrair ele com a situação, faça algum tipo de brincadeira.
Por mais que você esteja só tentando proteger seu gato dos fogos de artifício, essa é uma experiência em que ele pode ficar realmente traumatizado. Então é importante seguir as dicas.
Crie um local seguro ou um quarto para se esconder
Se por acaso você tiver um quarto mais afastado do barulho ou que o isole, use esse como um "quarto de segurança" durante os momentos mais tensos e barulhentos. Adicione algumas camas, comida, brinquedos preferidos, bastante água e arranhadores também.
Deixe algum som que disfarce o barulho dos fogos de artifício, como uma TV ligada ou um rádio, por exemplo. É importante nesse momento que seu bichano se sinta tão seguro quanto possível.
Cuide das janelas e use música ou sons relaxantes
Feche todas as janelas e persianas e use todos os recursos disponíveis para minimizar os barulhos externos e, ao mesmo tempo, use uma música relaxante pra tentar combater o que restar dos estouros.
O que não fazer quando estiver tentando proteger seu gato dos fogos de artifício:
Sob nenhuma circunstância use música alta ou muito agitada para "neutralizar" os sons que assustam seu gatinho. Essa não é a melhor forma de proteger seu gato dos fogos de artifício (talvez seja até uma das piores).
Não use carinho ou o pegue no colo, ele pode associar subconscientemente aquele estado mental (nervoso e assutado) à recompensa do carinho. Não é isso que queremos.
No longo prazo
Se seu gato for do tipo que fica realmente apavorado com barulhos altos, você pode considerar sons de treinamento. Eu explico:
Existem alguns CDs com sons que causam medo em alguns gatos, como fogos de artifício, trovões, etc. Você pode usar esses sons em volume mínimo (lembre-se que a audição deles é infinitamente superior à nossa) e começar o treinamento.
É interessante que enquanto os sons passam você faça algo divertido com seu gatinho. Brinque muito, faça festa, dê petiscos. O cérebro dos animais funciona muito por associação, então aos poucos eles não vão mais ligar para esses barulhos e até mesmo associar a coisas divertidas!